Você acredita que pai, mãe, marido e mulher têm responsabilidades distintas para que a família seja feliz? Quais você considera importante?
É cada vez maior o número de pessoas que consideram o relacionamento tradicional em família como um fardo e cultuam uma vida totalmente independente, desprendida de relacionamentos sérios e que se baseia em prazeres momentâneos. O problema maior é que isso não acontece somente com pessoas solteiras, mas também em muitos casamentos, em que um ou ambos os cônjuges priorizam seus próprios interesses, ignoram a lealdade entre casal e, apesar dos votos matrimoniais e da promessa de uma vida em família, têm interesses egoístas e só se preocupam com os objetivos individuais.
Casamento: desafio e bênção
Não há como prever como será o casamento antes de embarcar nesse compromisso. Homem e mulher são muito diferentes, não só na essência do feminino e masculino, mas também como indivíduos. Escutei recentemente uma filha de consideração dizer que seu namorado era perfeito. Falei que um dia ela perceberia que apesar de ele ser muito bom, certamente não era perfeito. É comum pensarmos assim sobre a pessoa por quem estamos apaixonados, até que a paixão passa e começamos a enxergá-la com mais clareza e algumas vezes nos decepcionamos. Em outras, no entanto, a paixão dá lugar ao amor e passamos para o passo seguinte: aprender como viver com os defeitos dessa pessoa.
A questão é que aprender a lidar com outra pessoa, principalmente quando temos que dividir a vida com ela, é desafiador mesmo que haja amor. E no mundo de hoje, há uma grande campanha a favor dos prazeres, das diversões, e contra o que chamam de "aprisionamento", que para eles é o que proporciona uma vida em família. Um dia essas pessoas perceberão que as diversões, as festas, os prazeres momentâneos ficarão para trás e o que sobrará para elas?
O casamento é uma grande bênção, mas deve ser sempre tratado com zelo, esmero como se fosse um tesouro, porque realmente é exatamente isso.
Papéis individuais
Cada família tem um padrão individual para conduzir sua família, mas é importante salientar que existem alguns pontos comuns e atitudes individuais de marido e mulher, pai e mãe, que têm mais probabilidade de fortalecer o lar, tais como:
* Como os pais devem presidir o lar
Muitas pessoas ouvem o termo "presidir" e o associam com mandar, mostrar autoritarismo. A verdade é que ela combina mais com o sentido de conduzir, proteger. Pense em um país sem um líder, um presidente. Seria uma bagunça. E a função do presidente, embora nem sempre é o que ocorre, é tornar melhor a vida do povo, proporcionar-lhe o que precisa para progredir e ser feliz. O pai e a mãe devem trabalhar juntos para proporcionar aos filhos essas necessidades e procurar os melhores meios de melhorar a cada dia também como casal.
* Como o pai deve prover as necessidades físicas da família
Apesar de muitas mulheres estarem correndo atrás da igualdade de direitos e buscarem a independência com seu próprio trabalho, a responsabilidade maior para o sustento material do lar deve ser do marido, para que as mães possam ficar mais tempo com os filhos.
Para que as mulheres e os homens possam desenvolver cada um o seu papel individual dentro dos laços familiares, nada pode ser mais garantido do que fundamentar suas vidas nos ensinamentos de Jesus Cristo.
E tenham consciência de que "todos precisamos uns dos outros. Os filhos de Deus precisam das filhas de Deus, e as filhas de Deus precisam dos filhos de Deus. Temos dons e pontos fortes diferentes. O capítulo 12 de I Coríntios salienta a necessidade que os filhos e as filhas de Deus têm uns dos outros para cumprir seu papel individual e suas responsabilidades de acordo com o plano do Senhor com o qual todos podemos nos beneficiar" Carole M. Stephens.
Pr. Josué Gonçalves
Nenhum comentário:
Postar um comentário