quarta-feira, 23 de março de 2016

Como celebrar a Páscoa em família


Páscoa é uma festa judaica, com certeza.
Mas, como cristãos podemos nos apropriar desta festa para fortalecer a família e transmitir preciosas mensagens para os membros de nossa família.
Aqui vão algumas sugestões para você comemorar em família.
Reúna a família para um almoço
Quem sabe você poderia planejar e fazer um almoço bem gostoso com sua família. Geralmente o bacalhau é o prato mais lembrado para esta ocasião. Mas quero dar uma sugestão para sair um pouco do lugar comum. Quem sabe poderia preparar uma gostosa receita de cordeiro. Na primeira Páscoa Deus pediu que cada família sacrificasse um cordeiro (Ex 12.3). Pronto! Uma boa idéia para tornar a páscoa criativa neste ano. Procure na internet e faça algo diferente. Eu particularmente gosto de carneiro assado na brasa com geléia de hortelã. Uma delicia!
Convide uma família para compartilhar da mesa
Na primeira páscoa, caso um família fosse pequena demais para comer um carneiro inteiro, a orientação divina foi no sentido de que uma outra família deveria ser convidada (Ex. 12.4). O princípio aqui é o do compartilhamento, da fraternidade, da união comunitária. Faça isso. Chame uma família amiga, ou quem sabe, uma família desprovida financeiramente para sentar à mesa com sua família. Será, com certeza, um momento inesquecível.
Leia o texto bíblico que relata o livramento do povo de Deus do Egito
Antes ou depois do almoço, leia Êxodo 12. Peça para os presentes compartilharem o que mais chamou atenção no texto. Dê oportunidade para quem desejar, compartilhar um livramento de Deus em sua vida. Todos nós temos experiências nesta área. São livramentos visíveis, que podemos compartilhar uns com os outros e há livramentos, invisíveis, que só na eternidade teremos conhecimento deles.
Fale sobre o significado da páscoa para os cristãos
Aproveite a oportunidade e fale de Jesus para os filhos e amigos. Lembre a todos que Jesus é apresentado, na Bíblia, como um Cordeiro (Jo 1.29; Ap 4.6). Que Ele, Cristo, é o nosso Cordeiro pascal (1 Co 5.7). Lembre que Jesus ressuscitou num domingo de Páscoa e que deseja fazer morada em cada coração (Ap 3.20). Páscoa é uma data excelente para evangelizar amigos, vizinhos e parentes.
Celebre com sua igreja    
Participe das celebrações da Páscoa em sua igreja. Cante, com todo vigor, aqueles hinos famosos alusivos à páscoa. Louve a Deus porque Cristo morreu pelos nossos pecados, como um cordeiro foi sacrificado em nosso lugar, mas num domingo de Páscoa, ressuscitou e venceu a morte.
Uma boa Páscoa!
Por: Gilson Bifano

Nenhum comentário:

Postar um comentário