quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Como tratar a esposa cristã


autora: Patrícia Ferreira 
Em um dos nossos posts falamos sobre como tratar o marido cristão, agora chegou a vez das esposas, então, como tratar a esposa cristã?
Sabemos que Deus estabeleceu papéis diferentes para cada membro da família. Já falamos sobre uma esposa, coluna do lar, uma mulher prudente e virtuosa. Agora falaremos de um esposo que é instruído por Deus a amar sua esposa como Cristo amou a igreja e cuidar dela como ele, o marido, cuida do seu próprio corpo.

Mas o que Deus ordena ao marido sobre como tratar a esposa cristã? Qual o seu papel em relação a sua esposa?

A bíblia orienta aos maridos da seguinte forma: O marido deve amar a  esposa como Cristo amou a  igreja, vejamos o que diz em Efésios 05.25-29
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a  igreja, e a si mesmo se entregou por ela,Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.Assim devem os maridos amar as suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo.Porque nunca ninguém odiou a sua própria carne; antes a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja.

Como Cristo trata a igreja, assim o marido deve tratar sua esposa, a ênfase em Efésios não é sobre a autoridade do marido como ele sendo o cabeça do lar, mas sobre sua responsabilidade de amar.
E Ele vai mais profundo quando diz no verso 28 que o marido deve amar sua esposa como ao seu próprio corpo.Ninguém maltrata o seu próprio corpo, ninguém o despreza ou o machuca, pelo contrário, todos nós temos cuidado com nosso corpo ( aparência, saúde, emoções).
Por isso o marido é responsável por suprir as necessidades: espiritual, emocional e material da sua esposa. Vamos analisar um pouquinho o amor de Cristo pela igreja, lembrando que aqui Cristo representa o marido e a igreja a esposa.
-O amor de Cristo foi voluntário, ou seja, não foi por obrigação, foi por vontade própria.
-Ele amou primeiro não esperou que fosse amado, ou uma prova de amor para nos amar.  IJo.4.19.
-Entregou sua vida pela igreja (esposa).
Com isso vemos que o amor que o marido deve ter pela sua esposa precisa ser: voluntário, incondicional e sacrificial.
E esse amor pode ser demonstrado através da proteção e cuidado. É importante você marido atentar para as necessidades da sua esposa, e você pode fazer isso da seguinte maneira:
Cuidando da vida espiritual dela: pois você é o sacerdote do seu lar, chame-a para orar, ler a bíblia, tracem  metas a serem alcançadas através dessas orações.
Conhecendo as características pessoais da sua esposa: I Pd. 03-07. As mulheres são intuitivas, românticas, sentimentais e é muito importante que o marido compreenda essas peculiaridades e satisfaça essas necessidades.
Tenha tempo para sua esposa: dê prioridade a ela e apoio em seus projetos e idéias.
Elogie sua esposa: ressalte suas virtudes, sua aparência. Pv. 31.28-29.
Conceda afeto: dê a sua esposa o afeto que lhe é devido, incluindo as necessidades sexuais. O marido não deve ser egoísta quando se trata de prazer sexual.
Faça da sua esposa sua confidente: ela deve ser a pessoa em quem você mais confia, porque é uma forma de você honrá-la e demonstrar a ela o quanto você a ama.
Amar sua esposa é se importar com ela e com o que é importante para ela, é saber que as  necessidades  dela são diferentes das suas e que precisam ser supridas.
Uma esposa que se sente amada e cuidada pelo seu marido, passa a olhar para ele com respeito e admiração. Quando você marido toma a sua posição como a de Cristo, automaticamente sua esposa tomará o lugar dela como a de igreja, te respeitando e  honrando, cumprindo assim o plano de Deus para o casamento.
Deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário